08/08/2020

Como Usar o Email Principal de Forma Organizada e Eficiente

Como Usar o Email Principal de Forma Organizada e Eficiente

Para darmos inicio, primeiro precisamos entender que para conseguir ter uma gestão eficiente tanto para fins de projetos ou para gestão pessoal, é muito importante que saibamos utilizar nossos emails da forma certa.

Como Usar o Email Principal tornando nossa estrutura unificada facilitando que nossos projetos seja vinculado facilmente e acessado globalmente por qualquer aplicação que usarmos?

Antes de pensar em projetos ou gestão de qualquer tipo, se você conseguir entender a importância do e-mail dentro dessa estrutura, isso fará toda diferença.

Imagine a seguinte situação:

Um Usuário Iniciando Seu Primeiro Projeto

Normalmente esse usuário tem um e-mail criado a alguns anos, onde é usado para receber notificações dos aplicativos associados e ativação de novas contas, recuperar senhas etc.

Sempre que ele acessa algum site do tipo “Baixe o eBook para ganhar dinheiro online totalmente grátis” ou “Trabalhe em casa usando a internet” e também a modinha atual, “Vagas de emprego” e por ai vai.

Já deu pra imaginar como está a Caixa de Entrada desse e-mail?

E assim ele começa seu primeiro projeto, montando sua estrutura usando esse e-mail que será vinculado a todos os serviços e ferramentas que irá utilizar.

Para qualquer projeto online, sempre tem uma tonelada de aplicações que precisamos testar sem saber se realmente iremos usar ou até mesmo, aplicações que abandonamos por outra melhor.

Isso acontece constantemente, e conforme for escalando novos projetos da pra notar onde chegaremos?

Muitos ainda nesse ponto não percebe que apos outros projetos administrando dessa forma, irá tornar totalmente confuso e mais difícil a gestão dessa estrutura.

Acredito que já enxergou o ponto central aqui. Agora a pergunta é, como tenho que fazer então?

Antes de responder essa pergunta iremos avaliar uma outra situação:

Outro Usuário Iniciando Seu Primeiro Projeto de Forma Estruturada

Esse já sabe que precisa antes de mais nada, estruturar seu e-mail atual ou começar uma nova estrutura.

Ele cria um novo e-mail que o identifique, em que possa usar em qualquer situação, tendo em mente que irá migrar o que é relevante do e-mail atual para esse novo e-mail aos poucos.

Irá iniciar seus projetos dentro dessa nova estrutura, criando filtros/regras para separar o conteúdo pessoal do profissional, e diferenciar um projeto do outro.

Parece muito simples e logico tudo isso? mais não é tão fácil como se aparenta. Agora apresentarei uma alternativa totalmente funcional.

Como Usar o Email Principal – O que tenho que fazer?

Respondendo essa pergunta “Como Usar o Email Principal”, faremos da seguinte forma.

  • 1 – Criaremos uma nova conta em qualquer servidor de e-mail que não seja o Gmail.
  • 2 – Abriremos uma nova conta no Google com o e-mail acima criado.
  • 3 – Gerar uma caixa do Gmail para essa nova conta – (Opção para contas criadas com emails não Gmail).

O Google permite criar novas contas usando qualquer e-mail, como Hotmail, Yahoo, emails profissional de domínios etc. E quando são criadas essas contas não tem caixa de e-mail. Para mais informações Ver tutorial complementar.

Quando cria esses tipo de conta você tem a opção de gerar um e-mail do Gmail que será vinculado a essa nova conta, onde poderá se logar com o e-mail da conta inicialmente criada ou com o novo e-mail gerado do Gmail alternativo vinculado a conta inicial.

Qual é o objetivo e como vou usar?

Para entender melhor usaremo o seguinte exemplo:

1 – Um novo e-mail criado na Hotmail (meunovoemail@hotmail.com) será meu e-mail principal, que usarei para todas as notificações importantes que tenho atualmente e dos futuros projetos que inciar.

2 – Nova conta no Google usando esse mesmo e-mail (meunovoemail@hotmail.com) que servirá para a autenticação das aplicações que iremos vincular.

3 – Gerar um Gmail baseado ao nome criado anteriormente padronizando como por exemplo (meunovoemail@gmail.com). Que receberá toda poluição indesejada, facilitando decidir o que é relevante ou não.

Ressaltando que a geração do novo Gmail não é criar uma nova conta no Google, e sim gerar um Gmail a partir da conta criada com e-mail que nesse exemplo é meunovoemail@hotmail.com.

Se a solução de Como Usar o Email Principal aqui apresentada ainda não faz sentido, não se preocupe porque muitas pessoas que ajudei e iniciamos essa estrutura, não entendeu a real importância, até colocar em pratica seus primeiros projetos.

Se está acompanhando e fez sentido essa abordagem, você está preparado para dar andamento na gestão de qualquer projeto.

Caso ainda está se perguntado, mais por que tudo isso? não seria mais fácil criar um Hotmail ou um Gmail e pronto?

Sim, olhando a longo prazo, da forma que estamos apresentando, você usará o Gmail para se cadastrar e testar qualquer conteúdo sem se preocupar com spam ou conteúdo indesejado vindo dessas listas que serão muitas depois de um tempo, e ao mesmo tempo terá uma caixa de e-mail principal onde você terá somente seu conteúdo que realmente é relevante.

Conforme seus projetos forem crescendo poderá criar regras em seu e-mail principal, que facilitará ainda mais sua gestão.

Não entrarei em detalhes sobre a criação de filtros de emails, porque cada servidor essa criação é feita de formas diferente, mais todas elas tem disponível essa função.

Conclusão

Independente da estrategia usada para sua gestão, o que importa é entender a importância que seu ou seus emails irão desempenhar.

Link da postagem principal: Gestão de Projetos Online

Essa postagem faz parte de uma sequencia de conteúdo relacionado a gestão eficiente de projetos. Acessando o link acima, irá visualizar todos os posts relacionado a esse projeto.

Share

Marcelo Sena

Programador PHP especialista em Sistemas WEB. Atualmente trabalhando como Freelancer, e Autor/Editor nas horas vagas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: